A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, o rebanho era um décimo desse tamanho e a floresta estava quase intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66% virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, no processo, elegendo poderosos políticos para defender a atividade. Em 2009, o jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos da região a se tornarem responsáveis por monitorar as fazendas fornecedoras de gado e não comprar daquelas que têm desmatamento ilegal.

Sob a Pata do Boi é um documentário de média metragem (49 minutos), que conta essa história. Dirigido por Marcio Isensee e Sá, o filme é uma produção do site ((o))eco, de jornalismo ambiental, e do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Faz parte de um projeto de jornalismo investigativo que já dura dois anos e cujas reportagens podem ser lidas neste site.

 PRÊMIOS E FESTIVAIS

Retratação

A Associação O Eco vem por meio desta publicação se retratar pelo uso da imagem de CELSO GARCIA CID, reproduzida no documentário Sob a Pata do Boi. A utilização decorreu de um equívoco, visto não ter qualquer relação com os fatos do documentário. Informamos ainda que será feita a reedição do documentário, neste sentido, retirando a imagem.

Imprensa

Baixe aqui nosso press kit e as fotos em alta definição do filme.

Press kit

Making of

Frames do filme

Alta resolução